A preparação física no período da infância e adolescência deve ser aplicada cuidadosamente, pois além de levar em consideração a modificação adequada das variáveis de treinamento (frequência, intensidade, volume, densidade e carga) é necessário considerar a fase de desenvolvimento de aspectos físicos e cognitivos em que o indivíduo se encontra.

Crianças e jovens precisam se movimentar para que seu desenvolvimento psíquico e físico seja harmônico, contudo, todo treinamento que visa o desempenho deve ser uma opção do praticante e não uma imposição dos pais e/ou responsáveis. É importante também destacar a necessidade de uma melhor compreensão dos fatores que podem interferir na mobilidade das articulações, especialmente entre o período da segunda infância (idade de 7 a 10/11 anos, de acordo com Piaget, 1982) e o início da puberdade (WEINECK, 2013; MELO, 2011). Weineck (2013) afirma que o treinamento deve ser apropriado à idade física e mental do aluno, sendo que em crianças, este é um processo sistemático a longo prazo, com procedimentos diferentes dos de adultos.

Na infância, em consequência do rápido desenvolvimento do sistema nervoso central, torna-se fundamental uma ampla e adequada variação nos estímulos ambientais, de maneira que o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social seja favorecido. Na adolescência, ocorrem alterações biológicas associadas ao pico de produção dos hormônios, testosterona no sexo masculino e estradiol no feminino, variando muito quanto à idade cronológica, gerando a necessidade de que os estímulos motores sejam adequadamente ajustados de acordo com o estágio de maturação biológica e com as experiências anteriores (A.H.N. Ré ,2011).

Atividades como o ballet e outras modalidades de dança, ginástica rítmica e artística, são frequentemente procuradas na infância e adolescência, principalmente por crianças do sexo feminino, e uma das capacidade físicas que estas modalidades têm em comum é a flexibilidade.

A flexibilidade é considerada um componente importante da aptidão física relacionada à saúde (MINATTO et al, 2010) e é fundamental para que haja resultado e desempenho satisfatório nas modalidades acima mencionadas, devido à exigência de grandes amplitudes de movimentos nessas práticas.

Durante a adolescência, ocorre uma diminuição da flexibilidade com tendência a aumentar posteriormente atingindo um platô, e na idade adulta tende a diminuir novamente (MINATTO et al, 2010; BERTOLLA et al,2007). Minatto et al (2010) sugerem que a diminuição da flexibilidade que ocorre na adolescência pode estar relacionada ao crescimento longitudinal mais acentuado dos ossos longos do que dos músculos e tendões, recorrente das alterações hormonais, provocando uma diminuição temporária na flexibilidade, até que essas estruturas cresçam na mesma proporção.

A partir dessas informações, acredita-se ser necessário um controle maior no trabalho de preparação física neste período, de maneira que a intensidade do exercício em que há maior exigência de locomoção, seja aplicada adequadamente  em todas as sessões de treinamento, observando-se a percepção subjetiva do esforço do aluno e o cuidado ao trabalhar com intensidades altas.

No posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina e do Esporte através de Lazolli et al (1998) é abordado a prescrição e os cuidados para a atividade física e saúde de crianças e adolescentes. Dentre os aspectos discutidos, recomenda-se que o treinamento deve “envolver os principais movimentos articulares e ser realizado de forma lenta até o ponto de ligeiro desconforto e então mantidos por cerca de 30 segundos” (vejam o post “Como melhorar minha Flexibilidade?” de Bárbara Pessali-Marques. O ponto de desconforto recomendado é aquele momento em que se sente uma leve sensação de dor ou incômodo ao alongar o músculo, ou seja, uma percepção do próprio aluno quanto a intensidade em que se está alongando. Mas é preciso estar atento! Pois a percepção de dor de cada aluno é subjetiva e alguns alunos podem, de fato, sentir mais dor que outros para o mesmo esforço. Para entender melhor, leias a postagem sobre “Entendendo as dores no alongamento” por Bárbara Pessali-Marques.

A partir dos 3 anos de idade o treinamento de flexibilidade já pode ser iniciado, sendo que até os 6 anos, recomenda-se a inserção dos exercícios através de pequenos jogos ou sessões com alto componente lúdico (Rassilan e Guerra, 2006). Ou seja, ao iniciar em alguma modalidade de dança ou ginástica, a flexibilidade pode e deve sim ser trabalhada com crianças, porém de maneira prazerosa e divertida (o Bastidores utiliza exercícios do método BPM para isso). Estes autores também afirmam que dos 7 anos ao início da puberdade pode-se exigir um grau alto no desenvolvimento dessa capacidade com finalidade esportiva. Este é o momento então, em que a criança está no auge do ganho de flexibilidade, podendo se tornar uma bailarina ou atleta com grandes amplitudes de movimento (ADM), proporcionando um aspecto estético mais adequado e apreciado nessas modalidades.

Para que haja ganho de flexibilidade, Bertolinni et al (2009) recomendam programas diários de alongamento. Os mesmos autores afirmam que imobilizar o músculo em posição alongada, propicia alterações no tecido contrátil, aumentando o comprimento de miofibrilas ao ocorrer a adição de novos sarcômeros em série, porém é apenas uma hipótese que ainda não foi confirmada.  É importante ressaltar que todo trabalho de preparação física, deve ser realizada por um profissional de Educação Física capacitado, que de preferência, tenha um conhecimento maior a respeito da modalidade em que a criança/treinador deseja que seja aprimorada. E também fora dos horários de aulas tradicionais, ou seja, onde se prioriza a técnica e a parte artística da modalidade.

Agora que você já sabe um pouquinho dos cuidados necessários com este tipo de trabalho na infância e adolescência, vamos colocar em prática? Sempre respeitando o limite do seu aluno. É importante lembrar que, muitas vezes, quando achamos que o aluno está “roubando” por não conseguir manter a postura do alongamento, enquanto, aparentemente seus colegas conseguem, é na verdade, devido as individualidades de cada um. Ele pode estar falando a verdade e pressioná-lo pode acabar machucando-o!

Por Anna Carolina Souza Marques

 

14 Comentários
  1. g and 2 meses atrás

    Remarkable things here. I am very happy to see your post.

    Thank you so much and I am having a look forward to touch you.
    Will you kindly drop me a mail?

  2. g more 2 meses atrás

    Excellent goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to and
    you’re just too magnificent. I really like what you have acquired here, really like what you’re stating and the way
    in which you say it. You make it enjoyable and you still take care of to keep it sensible.
    I cant wait to read far more from you. This is really a wonderful website.

  3. Thanks in support of sharing such a pleasant opinion, post is good, thats why i have read it completely

  4. www.interiorsaroom.com 2 meses atrás

    My spouse and I absolutely love your blog and find many of
    your post’s to be just what I’m looking for. can you offer guest writers to write
    content for you personally? I wouldn’t mind creating a post or elaborating on many of the subjects
    you write about here. Again, awesome web log!

  5. www.yigocn.com 1 mês atrás

    Someone necessarily lend a hand to make significantly
    posts I’d state. That is the first time I frequented your website page and thus far?
    I surprised with the research you made to make this particular publish incredible.
    Fantastic job!

  6. apemoneyd.com 1 mês atrás

    I have been exploring for a little for any high quality articles or blog posts on this kind
    of space . Exploring in Yahoo I eventually stumbled upon this site.
    Studying this info So i am glad to convey that I’ve a very good uncanny feeling I came upon just what I needed.

    I such a lot indubitably will make certain to don?t disregard this site and provides it a
    glance regularly.

  7. Just want to say your article is as amazing. The clarity in your submit is just excellent and that i
    can think you’re knowledgeable in this subject. Well with your permission let
    me to seize your feed to stay up to date with imminent post.
    Thanks a million and please carry on the rewarding work.

  8. Awesome blog! Is your theme custom made or did you download it from somewhere?
    A design like yours with a few simple tweeks
    would really make my blog jump out. Please let me know where you got your theme.
    With thanks

  9. Terrific article! This is the type of information that are meant to be
    shared around the web. Disgrace on the search engines for not positioning this post higher!
    Come on over and discuss with my site . Thanks =)

  10. Good day! I could have sworn I’ve been to this website before but after
    going through a few of the articles I realized it’s new to me.
    Nonetheless, I’m definitely delighted I stumbled upon it and I’ll be book-marking
    it and checking back often!

  11. I have read so many content concerning the blogger lovers except this piece of writing is in fact a
    fastidious piece of writing, keep it up.

  12. skyscanner uk 2 semanas atrás

    I visited multiple web sites however the audio quality
    for audio songs present at this web site is genuinely fabulous.

  13. flight tickets 2 semanas atrás

    I’m not sure where you’re getting your information, but great topic.
    I needs to spend some time learning more or understanding more.
    Thanks for magnificent information I was looking for this info for my
    mission.

  14. My spouse and I stumbled over here by a different website and
    thought I may as well check things out. I like what I see so now i’m following you.
    Look forward to exploring your web page again. adreamoftrains web hosting
    providers

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

©2020 Bastidores.com direito autoral - Design by Center Point Web Design

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

Create Account